sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Aplicativo para celular que procura fotos "sexy" dos amigos no Facebook gera polêmica


Um novo aplicativo tem gerado polêmica por analisar imagens de amigas ou amigos no Facebook em que elas ou eles estão de biquíni ou sem camisa. "Procure as fotografias sexy dos seus amigos instantaneamente" é o slogan do aplicativo, que custa US$ 1,99 e chama-se Badabing!, que por enquanto está  disponível apenas para iOS (sistema operacional móvel da Apple),  na loja virtual App Store.

Segundo a descrição do programa, o Badabing! utiliza tecnologia de reconhecimento de imagem. Após fazer o rastreamento das fotos, o usuário do programa consegue navegar pelos resultados como uma galeria de imagens. É possível ainda marcar as fotos favoritas e ainda compartilhá-las com outras pessoas. 



“Você já navegou incansavelmente pelos álbuns de seus amigos procurando imagens deles na praia ou na piscina? Badabing! te ajuda a achá-los em minutos”, diz a descrição do programa.

O lançado do aplicativo foi alguns dias após ser divulgado um estudo da IWF (Internet Watch Foundation), fundação britânica que combate crimes online, mostrar que a maioria da pornografia produzida em casa acaba indo para sites eróticos sem o consentimento dos proprietários das fotos e vídeos.

A instituição analisou 12 mil imagens postadas por jovens e descobriu que a grande maioria delas foi roubada ou publicada em sites que a instituição chamou de “parasitas”.

Essas páginas “parasitas”, que exclusivamente postam imagens picantes de jovens, supostamente obtêm os materiais de todas as formas possíveis: telefones roubados ou perdidos, roubando contas privadas no serviço Photobucket, Flickr, Facebook, sites de bate-papo e o Tumblr.

Em entrevista ao tabloide britânico “Daily Mail”, um representante do Big Brother Watch (órgão britânico que promove a defesa da privacidade na internet) disse que o aplicativo Badabing! é visto como uma arma para pedófilos acelerarem o processo de busca de vítimas.

O aplicativo Badabing!, por enquanto, só está disponível para a plataforma iOS . No entanto, o desenvolvedor informa que planeja fazer uma versão do aplicativo para o Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário